About Me

10 fevereiro 2017

Na Ilha - Tracey Garvis Graves

(Créditos Cantinho Ju Oliveira)

Anna é um professora de 30 anos apaixonada pela língua inglesa, infelizmente ela não sente mais o mesmo pelo seu relacionamento que não vai pra frente. Decidida a repensar seu namoro de 8 anos e aproveitar as férias numa ilha tropical, ela aceita o emprego de tutora de T.J., um garoto de 16 anos que acabou de vencer o câncer, mas como consequência está atrasado nos estudos. O que ninguém esperava era que o hidroavião que eles estavam ia cair em uma das 1.000 ilhas inabitadas das maldivas.

"Esperei que ela abrisse os olhos. Eles eram impressionantes , grandes e de um tom escuro azul-acinzentado. Foram a primeira coisa que notei quando a conheci. Ela fora ao nosso apartamento para a entrevista com meus pais, e fiquei constrangido porque ela era linda, e eu era magro e careca, e minha aparência estava uma merda."

Depois do piloto sofrer um ataque cardíaca e Anna e TJ se salvaram por pouco, indo parar numa ilha inabitada, eles precisam descobrir como conseguir água potável, comida, remédios e principalmente, uma maneira de voltar pra casa. Como o título sugere, a maior parte da narrativa se passa num único cenário com apenas dois personagens, o que poderia ser super cansativo, repetitivo e arrastado. Mas pelo contrário, a autora conseguiu criar tramas de tirar o fôlego e que me deixaram desesperada para saber o que aconteceria no final.

"O impacto me tirou do chão, como se alguém tivesse amarrado uma corda em volta dos meus tornozelos e puxado com força. O som de vidro estilhaçado encheu meus ouvidos, e tive a sensação de voar. Em seguida, senti uma dor ardente no momento em que a aeronave se partiu."

A leitura, apesar de maravilhosa, é agoniante porque não dá pra saber por quanto tempo eles vão ter que sobreviver com suplementos básicos, quando alguém vai aparecer, se é que alguém aparece. E se eles nunca saírem da ilha? E se eles saírem mas ficaram traumatizados para sempre? 

Sozinhos e desesperançados TJ e Anna se apoiam um no outro, criando um dos melhores relacionamento que eu já li <3 Logo surge uma grande amizade entre os dois, afinal o que mais eles podem fazer além de conversar e se conhecerem? Fica claro o carinho e a proteção que um tem com o outro, porque pior do que ficaram presos na ilha, só se um dos dois se machucasse e deixasse o outro sozinho. Com capítulos intercalando os pontos de vista é possível entender o que cada um está sentindo e se apaixonar ainda mais por esses dois <3

"Frequentemente eu flagrava T.J. me olhando, mas ele nunca fora tão claro. Ele estava ficando mais ousado, jogando verde. Se ele havia tentado esconder seus sentimentos antes, já não estava mais tão preocupado com isso. Eu não sabia quais eram suas intenções, ou mesmo se tinha alguma, mas viver com ele estava prestes a se tornar complicado. Isso eu sabia."


Até que todo esse sentimento de carinho, admiração e proteção se transforma em amor. A diferença de quase 15 anos de idade pode assustar, mas a construção dos personagens e do relacionamento é tão bem feito, tão real, sincero e apaixonante que eu só posso agradecer a autora. E outra lição muito importante do livro foi as pequenas coisas que não damos valor, como escovar os dentes todos os dias, tomar um copão de aguá gelada, comer um big mac, rir com seus amigos, abraçar sua família, ter um teto para dormir, ter um trabalho que no fundo você sabe que ama. Pequenos detalhes que deixamos passar e esquecemos como são importantes!

"— Você acha que deveríamos fazer uma fogueira?
— Você sabe como? — perguntou Anna.
— Não. — Morei em cidade grande a vida inteira e podia contar nos dedos a quantidade de vezes em que tinha ido acampar, e ainda sobrariam dedos. Além disso, acendíamos a fogueira com um isqueiro.
— Podíamos tentar — sugeri. — Acho que temos tempo de sobra.
Ela sorriu com minha tentativa de fazer uma piada."


Na Ilha é aquele livro que muita gente pode torcer o nariz ao ouvir falar, mas se você gosta de livros de sobrevivência e de romance que são divertidos, leves e ainda assim, reflexivos, essa leitura será uma incrível surpresa, como foi para mim. Eu devorei esse livro em 2 dias e a todo momento eu me encontrava no google pesquisando: "Como criar fogo sem ferramentas" "Quanto tempo o ser humano sobrevive sem água" "Como criar sinais de socorro na praia" HSUAHSUAH E a cada página eu ficava mais agoniada ao perceber que NÃO estou nem um pouco preparada para sobreviver numa ilha HSUAHSHAU

"— E eu queria pão também. Não fruta-pão. Pão de verdade. Um sanduíche enorme, com batatas fritas e picles.
— E torta de chocolate de sobremesa.
— Eu sei fazer torta de chocolate. Minha mãe me ensinou.
— Daquela com lascas de chocolate em cima?
— É. Quando sairmos desta ilha, vou fazer uma para você. — Suspirei.— Estamos só nos torturando."


E o final!!! Várias vezes eu ficava me perguntando qual seria o fim desses dois personagens que eu me apeguei tanto, e posso afirmar que foi muito melhor do que eu poderia ter imaginado <3 Com certeza, Na Ilha é um livro maravilhoso que supera todas as expectativas e que vale a leitura!

24 comentários:

  1. Oi Mandy
    Faz tempinho que eu li este livro, e eu lembro que eu devorei ele, é muito bom e prende o leitor. Adorei saber sua opinião e que bom que tbm gostou.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    faz tempo que quero ler esse livro, mas ainda não tive chance e eu gosto desse tipo de história, quem sabe eu compre ele, sua resenha ativou minha curiosidade.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Só o fato da protagonista ser mais velha, já me anima.
    Adoro histórias mais maduras!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Mandy

    Nada como um bom final que deixe a gente satisfeito. Às vezes um bom final faz a gente perdoar até certos percalços durante a leitura né?
    Achei a história interessante, faz tempo que não leio nada assim e acho que posso gostar bastante desse livro. Fica a dica anotada.

    Beijos

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Mandy, tudo bem?

    Faz um tempo que estou querendo esse livro, pois acho a capa maravilhosa e depois da sua resenha estou ainda mais encantada. A história parece ser realmente muito bonita, daquelas que me prendem do início ao fim. Fiquei curiosa para saber o que irá acontecer com ambos e de ver o crescimento deste relacionamento. Excelente resenha!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  6. Oi Mandy,
    Desde Lost já me conformei que não sobreviva numa situação assim. E numa situação parecia com The Walking Dead, já imagino que tb não HAHAHA
    Eu comprei esse livro na Bienal, anos atrás, porque estava bem baratinho e adorei sua resenha. Eu gosto de enredos que envolvem sobrevivência e ainda essa polêmica do romance. Espero curtir.

    tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mandy.
    Puxa, bela resenha, me fez querer ler o livro!
    Eu provavelmente tbm não saberia sobreviver numa ilha, mas com um companhia de uma mulher ficaria bem melhor ahhahha.
    O livro me pareceu muito bom e a autora conseguiu não deixá-lo monótono.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  8. Oi Mandy, tudo bem?
    Talvez seja careta da minha parte, mas acho estranho um adulto se apaixonar por um adolescente. A mentalidade e as experiências de vida são muito diferentes, então acho problemático, sabe? Tudo bem que no isolamento de uma ilha as coisas possam mudar, já que só existe aquela pessoa, mas não sei se leria o livro por essa razão.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas | Saiu o resultado do sorteio!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mandy!
    Sabe aquele livro que você sempre via em promoção,mas olhava pra capa e torcia o nariz?Era isso que acontecia comigo com Na Ilha kkkkkkkkkk
    Mas me rendi a ele na Bienal e olha ainda bem que me rendi porque ele é maravilhoso!
    Fiquei agoniado por toda a situação,na expectativa (também não estou preparado pra sobreviver numa ilha hahahahahahaha)
    E o final realmente foi o melhor possível pra dar um desfecho na história.
    Muito boa a leitura mesmo!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mandy.
    Já li algumas resenhas positivas desse livro, com certeza vale a pena realizar essa leitura. Melhor ainda quando o livro faz isso de pesquisar no google que dizer que a leitura está mexendo conosco.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopsalavras.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii!
    Eu amoooo esse livro ❤ vi ele na Americanas por R$ 5,00 , nem sabia que ele existia, mas estava tão barato, gostei da sinopse e acabei comprando.
    Fiquei completamente apaixonada, amoo e fico indicando para todo mundo rsrs

    Beijos - Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia o livro, mas caramba, adorei a história, bem diferente do que eu tô acostumada a ler! Já fiquei curiosa pra saber como e se eles vão sair da ilha!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha Mandy! :)
    Eu tinha esse livro na estante (comprei por um precinho camarada na bienal), cheguei a dar uma olhada nele mas não li tudo e resolvi trocar... Não é o tipo de trama que me chama muito a atenção =/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mandy! Tudo bem? Já li algumas resenhas sobre esse livro e confesso que não tenho muito interesse em lê-lo. Mas a capa é muito linda! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Mandy, achei a capa do livro bem linda! Essa imagem de praia me conquistou! Mas ao ler sobre o romance de alguém de 30 anos com alguém de 16... Hm... Confesso que torci um pouquinho o nariz! Se eu, com 25, não consigo me imaginar nem com um cara de 18, imagina quando eu tiver 30 com alguém de 16! Sei lá, achei meio esquisito... Enfim. Fiquei curiosa em saber se eles saíram ou não da ilha!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser bem legal.
    Gostei bastante! Parece meu tipo de história.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  17. Olá, Mandy! Adorei esse livro! Parece aquele filme A Lagoa Azul Awaking em que eles ficam um ano presos na ilha e depois que voltam, não conseguem se adaptar! É muito legal! Mais uma vez arrasou!!! Bjus!!!

    ResponderExcluir
  18. OOi adorei a capa desse livro, ainda não conhecia mas já fiquei curiosa só pela resenha ^^
    beeijos bom final de semana já estou seguindo
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Mandy Tudo bem?
    Ontem mesmo estava conversando com minha amiga sobre esse livro, ela fazendo altos elogios e eu apenas conhecia pela capa. Eu disse que pela capa eu não compraria, mas que a história me deixou curioso. Hoje leio seus elogios ao livro. COmo não querer ler?

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. aaawn *U* Super me animei pra ler!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  21. Oi!!! A diferença de idade é enorme. Estou curiosa para saber como a autora construiu os personagens, pois querendo ou não ela é mais experiente. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  22. Nao conhecia o livro, mas amei. A capa é bem fofa e se fosse por ela nao imaginaria que o livro tratava do tema que trata. Deve ser bem difícil mesmo sobreviver em uma ilha deserta. Parece que mexeu bastante com voce. Achei interessante...leria.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  23. Oi Mandy! Ey tenho uma amiga que elu e adorou! parece ser um um tipo de livro que eu curtiria com toda certeza! rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  24. Oi Mandy,

    Eu li esse livro tem um tempinho e eu amei!!! Foi um dos melhores do ano na época e tenho ele guardadinho na minha estante. Vira e mexe eu vou lá dar uma olhada nele. É um livro ótimo, bem realista e tocante, e que daria um ótimo filme.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir