About Me

02 janeiro 2015

Filme da Semana: Camp X-Ray

Camp X-Ray é um filme independente que trata sobre a vida dos soldados e dos presos que vivem em Guantánamo. Com a interpretação maravilhosa de Kristen Stewart e Peyman Moadi, somos apresentados a uma realidade cruel e humana ao mesmo tempo.

Cole é uma jovem que acaba de se tornar um soldado e ao invés de ir para o Iraque como esperava acaba em uma prisão em Guantánamo. Lá ela precisa aprender a lidar com os muçulmanos presos que são bem difíceis e várias vezes passa por situações humilhantes. Ela aprende a rotina, a ter cautela e a conseguir "controlar" os detentos. Tem algumas amizades com os outros soldados e até mesmo com um preso.

O Ali é fã de Harry Potter :D

Cole e Ali, preso ali há 8 anos, acabam tendo conversas banais sobre livros e lugares no mundo, mas essa estranha amizade não agrada aos comandantes até que Cole começa a sofrer as consequências dessa "bondade" que ela possui. O filme começa mostrando os presos como os vilões e os soldados como os bonzinhos mas com o passar do tempo vamos aprendendo junto com a Cole que não é bem assim. Os papéis podem se inverter.

A filmografia e a trilha sonora passam uma monotonia, quase todo o filme se passa na prisão. O andar incessante dos soldados nos corredores da uma agonia, eles parecem robôs, não parecem pessoas. De um lado vemos a rotina da Cole e do outro a do Ali. A Cole acaba sozinha, sem amigos, parece presa naquele lugar onde ela nunca quis estar e do qual não pode sair, e o Ali passa todo o tempo naquela cela minúscula, 8 anos sem ter uma conversa de verdade, 8 anos sem ao menos abraçar alguém. Os dois de uma certa forma acabaram presos e sozinhos nesse lugar. Mas não ocorre nenhum romance entre eles, apenas amizade.

Para Ali, Eu não sei se o Snape é um cara bom.
Mas eu sei que você é. Amor, Loirinha.
O filme nos faz pensar os detentos fizeram algo errado para estar ali mas será que mesmo depois de quase 10 anos eles não merecem ter uma vida? Porque está visível que depois dali nenhum deles tem para onde ir, sem família, sem possibilidade de emprego muito menos de um futuro. Eles acabam perdendo a esperança, eles perdem a vida.

E no lugar dos soldados, como eles conseguem ser tão frios e agir como se os presos fossem animais, falando a hora que eles devem comer, devem dormir, a hora de falar ou não. Eles acabam prendendo homens que só estão ocupando "espaço" e ninguém se preocupa em dar um futuro a eles.

A Cole é uma jovem que só queria ser importante e fazer algo de bom, de útil, com a sua vida, porém depois de conhecer o Ali ela percebe que não consegue viver numa situação tão fria e tão desumana.

O filme é maravilhoso, é um dos primeiros filmes hollywoodianos que não mostra os muçulmanos como monstros e sim como pessoas. Consegue te deixar agoniado, triste, feliz, te fazer chorar e te fazer sentir preso por aqueles corredores inacabáveis e pela maldade que anda por eles.


36 comentários:

  1. Mandy, este filme está na minha lista para ver esse final de semana. Fiquei encantada com o trailer e acho que Kristen Stweart teve uma boa atuação e espero gostar tanto do filme como voce.
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme conseguiu me surpreender, eu já fui assistir achando que seria ótimo e foi melhor ainda. Espero que você goste.
      Beijoos.

      Excluir
  2. Esse filme parece ser bom, faz dias que quero assistir ele , mais e a preguiça de procurar online. Eu vi o trailer dele a algum tempo e fiquei curiosa. Que bom que gostou do filme.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/2015/01/resenha-coracao-artificial.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele superou minhas expectativas, assista e depois me diga se gostou :D
      Beijoos.

      Excluir
  3. Eu não estava muito empolgada para ver, mas agora quero assistir! RSrs ótima resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, o filme é muito mais emocionante do que parece
      Beijoos.

      Excluir
  4. Não tinha ouvido falar neste filme e até me surpreendi que é com a Kristin! Quero assistir :)

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Kristen da um show nesse filme, tanto que foi indicada a vários prêmios :)
      Beijoos.

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar deste filme, mas adorei a história, por envolver um pouco de coragem da parte dela, pela bondade e relação que ela tem com um detento. Além de que podemos ver cada vez mais a realidade de algumas religiões, lugares e etc. Feliz 2015!

    Beijos, http://wwwgertiegirlcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um filme que mostra uma outra visão dos detentos.
      Beijoos e um feliz 2015.

      Excluir
  6. Caramba, por essa eu não esperava, mas me interessei mesmo por esse filme. O único problema é que não consigo ~nem de longe~ imaginar a Kristen como um soldado. Nem ferrando kkk mas vamos lá, né? Vai que me surpreendo. E gostei dessa amizade que ele tem com o Ali, e principalmente por não ter romance, acho que aí já seria abusar demais da situação e tomaria um rumo muito diferente que até mesmo estragaria a história

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog de "A Lista de Brett", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Kristen superou a expectativas nesse filme, se destacou e fez muito bem o papel, tanto que foi indicada a vários prêmios e ficou na lista dos indicados ao oscar por Camp X-Ray, então vale a pena ver :D E é uma amizade que não tem malícia nem amor por isso é diferente e bom
      Beijoos.

      Excluir
  7. Esse Filme Aparece Ser Muito Bom Vou Assistir Beijos :) http://katsouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Apesar da Kristen estar longe de ser uma das minhas atrizes preferidas parece que nesse filme ela fez uma ótima atuação. Bem, o seu comentário despertou meu interesse pelo filme!
    Vou assistir e depois volto pra falar o que achei.
    Beijos!
    Já estou seguindo seu blog, venha conhecer o meu!
    http://bloggpaginassecretas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está maravilhosa nesse filmes (e em todos) mas eu sou suspeita pra falar USDAUHSA Ela foi indicada a várias premiações por esse filme, então vale a pena ver, e me conte se gostou
      Beijoos.

      Excluir
  9. Nossa preciso assistir, é o gênero que eu gosto haha
    Te espero lá em, beijinhos.

    www.eaijuliablog.com.br  |   FanPage  | Instagram  |  SORTEIO 

    ResponderExcluir
  10. Oi Mandy!
    Não conhecia esse filme, mas só o tema já me deixa emocionada. Quero assistir!

    Beijos,

    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele mostra uma outra visão desse tema, é bem emocionante
      Beijoos.

      Excluir
  11. Nunca nem tinha ouvido falar sobre! Vi o trailer agora e me impressionei!
    Já vou procurar, preciso ver!
    Beijos, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
  12. Ainda não vi o filme, tá na minha lista, mas não tinha visto o trailer ainda, adorei. Vou tentar ver no fim de semana, Kristen é uma das atrizes que gosto muito

    Beijos

    aestranhanoparaiso.blogspot.com.br
    Instagram: aline_bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Kristen é maravilhosa, ainda bem que os críticos estão começando a reconhecer o trabalho dela e ver que ela não fez só Crepúsculo e que consegue emocionar qualquer um.
      Beijoos.

      Excluir
  13. Não conhecia!! Mas adorei a dica.

    Tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    FELIIIZ 2015! <3

    Um beijo! <3

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia, mas até que toda a resenha me chamou bastante atenção
    Só não gostei muito da atriz, não tenho muita paciência para ela

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme vale muito a pena, vários críticos mudaram suas opiniões sobre a Kristen HSAH
      Beijoos.

      Excluir
  15. Oie,
    não conhecia o filme, mas parece ser interessante, mas não gosto da atriz rsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá :) Nossa, a sua resenha/opinião ficou ótima, adorei! ;D
    Esse filme deve ser muito bom e interessante, possui um assunto forte e que possivelmente retrata a realidade.
    Agradeço pela sua visitinha lá no meu blog. *-* Sinta-se a vontade para visitar o meu blog quando puder e quiser. ;) Desculpe pela demora para retribuir o comentário. :/
    Beijos!!! <3
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada *-* O filme é realmente maravilhoso e inovador.
      Com certeza vou visitar seu blog,
      Beijoos.

      Excluir
  17. .

    Gostei muito do seu blog,
    por isso vou segui-lo. Caso
    você se engrace com o meu,
    por favor, fique à vontade,
    para segui-lo.

    Beijos,




    .

    ResponderExcluir
  18. To pirado louco pra ver esse filme kkkk
    eu ia baixar e esqueci kk agora que vi aqui lembrei kkk vou anotar no celular kkk
    Thanks <3 kkkk
    e Gente que atuação da Kristen .. olha esse trailer <3 kkk
    E Harry Potter <3
    Bjos | ~ Matt the King ~

    ResponderExcluir