About Me

18 julho 2014

Resenha - Extraordinário



Extraordinário é um livro que eu ganhei e comecei a ler sem muitas expectativas, já que ele tinha acabado de lançar e ainda não haviam muitas resenhas, e me surpreendi demais.

O livro da R. J. Palacio conta a história de um menino muito educado e fofo que nasceu com uma deformidade facial. August só tem 10 anos e já passou por mais cirurgias que a maioria das pessoas passam pela vida inteira. Por causa dessa deformidade ele viveu nos hospitais até que com dez anos os pais deles decidem o colocar num escola. Se ser novo em uma escola não é fácil imagine para o August. Mas como podemos ver ao longo da trama, ele é um garoto maravilhoso e aprende a lidar com gente preconceituosa.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

O livro mostra pelo ponto de vista do August como é viver dessa forma, ele é julgado o tempo todo desde que ele nasceu, as pessoas se assustam, se afastam, e zombam dele e ele não pode fazer nada a respeito.O legal é que esse livro nos faz pensar, já que todos nós alguma vez, já julgamos alguém pela aparência e no fundo aquela pessoa era super legal e você nem sabia.


O bom do livro é que ele possui o ponto de vista de outros personagens também, como a família e os amigos que ele faz ao longo da história. O que mais me intrigou foi o ponto de vista da Via, irmã do Auggie, ela conta como é viver com o August, que apesar de ela amá-lo, é difícil. Na metade do livro eu estava tão presa na narração do Auggie e em como deveria ser difícil pra ele desde pequenininho sofrer tanto (apesar do amor dos familiares) que não pensei que as pessoas ao redor dele também pudessem sofrer com isso. Mas imagine a irmã dele, fazendo uma festinha em casa e sem amigos não vão porque não suportam olhar para o August.

"É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."

Mas apesar de eu estar falando sobre o lado negativo da vida do August, o livro não é sobre isso, é uma parte importante mas o livro foca em como apesar da aparência o August é uma pessoa incrível.
O livro é maravilhoso, vários trechos são lindos, ver como o August madurece na escola e em como ele conquista todos aos seu redor (depois de vários contratempos). O livro e o August são realmente extraordinários, não há outra palavra para descrevê-los.

"Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós."

10 comentários:

  1. Já há muito tempo que quero ler esse livro. Ele também já foi lançado cá em Portugal, primeiro com uma capa nada a ver, e depois com a capa igual a essa e eu quero muito ler.
    Beijooo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil também saiu com duas capas mas essa é a melhor *-*
      Beijoos

      Excluir
  2. eu já ouvi falar taaaaaaao bem desse livro! *-*
    Vou procurar pra ler! :)
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  3. awn August é um amorzinho né kkk amei sua resenha >< é leitura super leve haha
    Flor, venha conhecer o Doce Literário :3 Beeeijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro todo é um amorzinho <33
      Com certeza vou conferir seu blog :) Beijoos

      Excluir
  4. Falam tão bem desse livro que eu queria ter a oportunidade de poder ler
    Gostei bastante da resenha e o assunto abordado é de tamanha importância
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia tenho certeza que você não vai se arrepender, é muito bom :D
      Obrigada, beijoos

      Excluir
  5. Gostei das frases que separou, estou com esse livro aqui par ler, mais ele não vai ser minha próxima leitura, mesmo tendo vontade de ler ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escolhi apenas algumas, o que foi muito díficil porque o livro é cheio de frases ótimas *-*
      Beijoos.

      Excluir